Setembro Amarelo: Juntos no Combate ao Suicídio e na Promoção da Saúde Mental

por Diógenes publicado 26/09/2023 17h04, última modificação 26/09/2023 17h04
O mês de setembro caminhando para o fim, mas os cuidados com a saúde mental tem que ser permanentes. Veja como procurar ajuda especializada.

Em meio ao grande número nos índices de suicídio, o mês de setembro se tornou um marco importante para conscientização e prevenção deste problema.
O Setembro Amarelo objetiva promover ações que buscam combater o suicídio e incentivar cuidados com a saúde mental.

Não somente neste mês, é essencial manter uma rede de ajuda e apoio para aqueles que estão enfrentando momentos difíceis. Amigos, familiares e profissionais da saúde desempenham um papel fundamental na identificação de sinais de alerta e no oferecimento de suporte emocional.

Além disso, é indispensável adotar medidas para manter uma boa saúde mental. Cuidar do corpo e da mente é essencial para enfrentar os desafios cotidianos. Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação equilibrada, dormir adequadamente e reservar momentos para o lazer são atitudes que contribuem para o bem-estar.

Buscar atividades prazerosas, como hobbies ou momentos de relaxamento, pode ser uma forma eficaz de aliviar o estresse e fortalecer a saúde mental. Aprender a administrar as emoções, expressá-las adequadamente e buscar ajuda profissional quando necessário são passos fundamentais para cuidar de si mesmo.

A Câmara de vereadores, aprovou no ano passado, Lei Municipal que institui em Matozinhos a semana de valorização da vida e de prevenção do suicídio. A Lei 2522/2022, inclui no calendário oficial da cidade data definitiva para ações do poder público e sociedade civil, com vistas na construção de uma sociedade mais acolhedora e empática.

Desta forma, podemos juntos, unir forças e combater o estigma associado à saúde mental. Através do diálogo aberto, da empatia e do suporte mútuo, podemos ajudar a prevenir o suicídio e promover um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.

Se você ou alguém que você conhece estiver passando por dificuldades emocionais, não hesite em buscar ajuda. Existem diversos serviços de apoio disponíveis; o mais conhecido deles o CVV (Centro de Valorização da Vida), atende gratuitamente pelo número 188.

Através do site: www.mapasaudemental.com.br/atendimento-online-para-todos-os-publicos, é possível acessar de forma remora, uma rede de emergência e profissionais capacitados na área da saúde mental. Lembre-se, nunca é tarde para pedir ajuda.

Pequenos gestos de gentileza podem fazer uma grande diferença na vida de alguém que está enfrentando momentos difíceis.